O PREFEITO

O PREFEITO

Natural de Tuparetama-PE, Domingos Sávio da Costa Torres nasceu em 21 de outubro de 1956. Filho de Josefa Torres e João Tunu da Costa, é o caçula dos 06 filhos do casal. Realizou seus primeiros estudos na Escola Estadual Ernesto de Souza Leite na mesma cidade.

Formado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Patos-PB, atuou como empresário na área de estivas e sua eficiência para a administração é reconhecida desde a sua adolescência quando trabalhava no comércio do pai, tendo sempre grande destaque na área.

Em março de 1981, Sávio casou-se com Raquel Renato com quem tem três filhos: Vinícius, Marcílio e Priscila.

Foi na juventude que Sávio deu os primeiros passos na militância política da sua terra natal. O pai, João Tunu da Costa, foi nomeado para ser o primeiro prefeito do município. A presença feminina na política da cidade se deu através da mãe, Josefa Torres, que abriu passagem para outras mulheres ocupar espaço no Poder Legislativo.

Em 1992, na campanha de reeleição do irmão, Pedro Torres, Sávio foi seu companheiro de chapa concorrendo ao cargo de vice-prefeito. A disputa resultou na vitória dos dois irmãos e foi a partir daí que Sávio iniciou sua trajetória política, passando dos bastidores para a linha de frente.

Durante a gestão 1993-1996, além do cargo de vice-prefeito, Sávio assumiu o desafio para atuar na Secretaria de Saúde, onde realizou uma administração exitosa com destaque em toda a região. De passagem pela secretaria, passou a ter contato direto com a população, fazendo um trabalho voltado ao atendimento básico de saúde para as populações mais necessitadas de cuidado.

Com vasta experiência no ramo administrativo e tido como uma liderança promissora na política do Pajeú, Sávio Torres foi o nome de consenso para disputar a eleição de 2004. Foi eleito para o quadriênio 2005-2008 e disputou a reeleição, onde obteve uma expressiva vitória nas urnas. Nos dois mandatos consecutivos à frente do executivo municipal, Sávio realizou um trabalho inovador com investimentos nas diversas áreas especialmente infraestrutura, com a construção de muitas obras.

Atendendo o chamado do povo, candidatou-se novamente em 2016 e foi eleito para o 3º mandato no Executivo Municipal. Suas gestões tiveram marcas históricas, chegando a atingir 92% de aprovação popular.

Em 2020, foi novamente candidato a reeleição pelo PTB e eleito com expressiva votação, um reconhecimento do povo ao trabalho que tem feito de Tuparetama uma cidade melhor para se viver.

Sávio Torres está no 4º mandato de prefeito da “Princesinha do Pajeú”. Além do cargo no executivo, foi vice-presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ, assumindo a presidência por alguns meses.

Homem singular no cenário político, suas administrações são reconhecidas pela conduta e zelo com o patrimônio público. No final do segundo mandato, Sávio recebeu vários prêmios, dentre os quais o Prêmio SEBRAE de Prefeito Empreendedor.

ATRIBUIÇÕES DO PREFEITO

Autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município, tem o dever de cumprir atribuições previstas na Constituição Federal de 1988, definindo onde serão aplicados os recursos provenientes de impostos e demais verbas repassadas pelo estado e pela União. Também cabe ao chefe do executivo municipal zelar pela boa administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, além de exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social.

Abaixo algumas competências específicas da atividade do prefeito:

  • Organizar os serviços públicos de interesse local;
  • Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;
  • Garantir o transporte público e a organização do trânsito;
  • Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;
  • Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;
  • Apresentar projetos de lei à câmara municipal, além de sancionar ou vetar;
  • Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local;
  • Zelar pelo meio ambiente e limpeza da cidade.