Página inicial > História
Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 15h52 | Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2016, 16h28

Tuparetama

Tuparetama é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é composto pelos distritos-sede e Santa Rita.

Toponímia

A palavra Tuparetama é de origem tupi-guarani e, segundo Silveira Bueno, significa a pátria de Deus, o céu. De 'tupã': Deus; e 'retama': lugar natal, pátria.

História

A cidade se localiza no Alto Sertão do Pajeú, cortado pelo rio de mesmo nome. Começou chamando-se Bom Jesus, posteriormente Tupã, e finalmente Tuparetama.

Segundo a tradição oral, o povoado foi crescendo a partir da primeira feira livre, realizada em 1889. A capela dedicada a Bom Jesus foi construída em 1910, que deu nome ao povoado. Em 1938, foi elevada à categoria de vila, denominada Tupã, pertencente ao município de Tabira. Nesta época, era costume nomear cidades e povoados com nomes indígenas. Daí a troca do nome Bom Jesus por Tupã, que era a entidade divina dos índios tupis. Entretanto, em 1943, o nome foi alterado para Tuparetama ("terra de Deus"), por haver uma cidade no Estado de São Paulo com o nome de 'Tupã'. A emancipação política do município veio em 31 de dezembro de 1958, após a segunda tentativa, e nas primeiras eleições municipais, Severino Souto de Siqueira foi eleito 1º Prefeito de Tuparetama.

A cidade é tida como pacata e já foi muito arborizada. É apelidada de "Princesinha do Pajeú".

Geografia

Localiza-se a uma latitude 07º36'08" sul e a uma longitude 37º18'41" oeste, estando a uma altitude de 560 metros. Sua população estimada em 2007 era de 8 257 habitantes.

Possui uma área de 186 km² segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Cultura

Havia muitos grupos culturais na cidade, que se destacavam mais fora do que dentro dela e que eram os responsáveis por levar o nome de Tuparetama para todo o Brasil. Um exemplo era a CDPT (Companhia de Danças Populares de Tuparetama), que tinha um espetáculo chamado "Dançando nas Alturas" - espetáculo de dança em pernas de pau executada por jovens da cidade.

A cidade ainda conta com uma enorme quantidade de músicos, devido a existência da Banda Paulo Rocha. O nome é uma homenagem ao Maestro e um dos maiores músicos da cidade. Tuparetama também tem grupos de forró, como "Acorde Matuto" e "Vozes do Campo". Em outras épocas havia grupos de teatro, como os "Teóphilos". Tuparetama já foi um centro de efervescência cultural, mas, devido à falta de investimentos nessa área, passa por um longo e difícil período,mas aos poucos vem recuperando seus status de cidade cultural, com eventos mensais como "Balaio Cultual" e "Noite de Serestas",que no momento está em pausa.

Tuparetama já teve o melhor São Pedro do pajeú, uma festa que chamava a atenção de quase todo o interior de Pernambuco, além de um Carnaval bem tradicional. As festas do padroeiro e de São Pedro ainda possui um público razoável, entretanto até 2012 existia o carnaval fora de época, o "Tupã Folia", porém desde 2013 as atividades entraram em hiato.

Rádios

• Rádio Comunitária Bom Jesus FM (87.9 MHz)
  • Rádio Comunitária Tupã FM (104.9 MHz)

Canais de Televisão

• TV Asa Branca (Retransmissora - Globo) - Canal - 09
  • TV SBT (Retransmissora - Rede) - Canal - 11
  • TV Tribuna (Retransmissora - Record) - Canal - 13

Ligações externas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.